sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A pesquisa na formação docente

Ontem demos início aos debates da Disciplina Pesquisa e Prática em Educação V. O primeiro tema foi o papel da pesquisa na formação docente. 

Para acessar o power point utilizado em sala, clique no link abaixo
A Pesquisa na Formação Docente


Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia, nos diz que


"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade." (FREIRE, 1996, p. 16)

A pesquisa traz duas competências fundamentais para o educador crítico: o questionamento e a capacidade de transformação. Sem a capacidade de refletir, questionar e transformar a realidade, paramos no tempo e somos atropeladas pelo turbilhão de informações que a sociedade produz. A educação deve planejar e conduzir as mudanças, e a pesquisa é um dos instrumentos para fazê-lo.

REFLEXÃO + QUESTIONAMENTO + AÇÃO = TRANSFORMAÇÃO. 

A pesquisa e a docência são atividades dialógicas e dialéticas. Ideias devem criar novas ideias, de forma cíclica e progressiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário