sábado, 28 de fevereiro de 2015

Estrutura de Relatório Estágio em Gestão das Organizações Escolares

Olá, alunas do sétimo período. Nas primeiras aulas de Estágio em Gestão, falamos sobre "as regras do jogo", ou seja, as normas de trabalho da disciplina e a estrutura do relatório final. No link abaixo vocês podem ter acesso ao material utilizado em sala. 

Porque o Planejamento Educacional

Olá, pessoal,

Esse post diz respeito à aula de Planejamento Educacional do dia 26/02. Nela, tratamos de Planejamento enquanto uma ferramenta política, um instrumento de transformação da realidade. Em sala, discutimos como o planejamento pode auxiliar na transformação de uma reprodução alienada para uma reprodução crítica e consciente. 

O material utilizado em aula, extraído do material didático da Universidade Estácio de Sá, pode ser visualizado no link abaixo:

O Significado do Trabalho Monográfico

Olá, pessoal,

Esse post é para disponibilizar o material da aula 2 de Pesquisa e Prática em Educação V, ministrada no dia 26/02. O tema é "O Significado do Trabalho Monográfico". Falamos sobre a necessidade de superar uma docência proletarizada e precarizada, buscar a intelectualidade e a visão crítica. Nesse sentido, aprender a construir o fazer científico e aprimorar as competências cognitivas que o mesmo pede são tarefas fundamentais.

A construção da monografia passa por competências como: saber questionar, observar e interpretar.

Abaixo o link para o material da aula:

O Significado do Trabalho Monográfico


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A pesquisa na formação docente

Ontem demos início aos debates da Disciplina Pesquisa e Prática em Educação V. O primeiro tema foi o papel da pesquisa na formação docente. 

Para acessar o power point utilizado em sala, clique no link abaixo
A Pesquisa na Formação Docente


Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia, nos diz que


"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade." (FREIRE, 1996, p. 16)

A pesquisa traz duas competências fundamentais para o educador crítico: o questionamento e a capacidade de transformação. Sem a capacidade de refletir, questionar e transformar a realidade, paramos no tempo e somos atropeladas pelo turbilhão de informações que a sociedade produz. A educação deve planejar e conduzir as mudanças, e a pesquisa é um dos instrumentos para fazê-lo.

REFLEXÃO + QUESTIONAMENTO + AÇÃO = TRANSFORMAÇÃO. 

A pesquisa e a docência são atividades dialógicas e dialéticas. Ideias devem criar novas ideias, de forma cíclica e progressiva.





Planejar é antecipar ações!

Não há melhor dia para iniciar as postagens do que uma sexta-feira 13. O post de hoje é sobre a aula de Planejamento Educacional. Em sala conversamos sobre o conceito de planejamento e como o mesmo se faz necessário em todos os momentos de nossas vidas.

Planejar é Antecipar Ações!

O aporte teórico utilizado por nós foi a entrevista de Celso Vasconcellos, referência no tema Planejamento Educacional. Sugiro a leitura, disponível no link  http://revistaescola.abril.com.br/formacao/planejar-objetivos-427809.shtml


O vídeo acima mostra a importância de antecipar ações, definir objetivos e escolher caminhos. Afinal de contas, "pra quem não sabe onde deseja chegar, qualquer caminho serve"