Olá, alunas do sétimo período. Nas primeiras aulas de Estágio em Gestão, falamos sobre "as regras do jogo", ou seja, as normas de trabalho da disciplina e a estrutura do relatório final. No link abaixo vocês podem ter acesso ao material utilizado em sala.
sábado, 28 de fevereiro de 2015
Porque o Planejamento Educacional
Olá, pessoal,
Esse post diz respeito à aula de Planejamento Educacional do dia 26/02. Nela, tratamos de Planejamento enquanto uma ferramenta política, um instrumento de transformação da realidade. Em sala, discutimos como o planejamento pode auxiliar na transformação de uma reprodução alienada para uma reprodução crítica e consciente.
O material utilizado em aula, extraído do material didático da Universidade Estácio de Sá, pode ser visualizado no link abaixo:
O Significado do Trabalho Monográfico
Olá, pessoal,
Esse post é para disponibilizar o material da aula 2 de Pesquisa e Prática em Educação V, ministrada no dia 26/02. O tema é "O Significado do Trabalho Monográfico". Falamos sobre a necessidade de superar uma docência proletarizada e precarizada, buscar a intelectualidade e a visão crítica. Nesse sentido, aprender a construir o fazer científico e aprimorar as competências cognitivas que o mesmo pede são tarefas fundamentais.
A construção da monografia passa por competências como: saber questionar, observar e interpretar.
Abaixo o link para o material da aula:
O Significado do Trabalho Monográfico
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
A pesquisa na formação docente
Ontem demos início aos debates da Disciplina Pesquisa e Prática em Educação V. O primeiro tema foi o papel da pesquisa na formação docente.
Para acessar o power point utilizado em sala, clique no link abaixo
A Pesquisa na Formação Docente
Para acessar o power point utilizado em sala, clique no link abaixo
A Pesquisa na Formação Docente
Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia, nos diz que
"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um
no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque
busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar,
constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que
ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade." (FREIRE, 1996, p. 16)
A pesquisa traz duas competências fundamentais para o educador crítico: o questionamento e a capacidade de transformação. Sem a capacidade de refletir, questionar e transformar a realidade, paramos no tempo e somos atropeladas pelo turbilhão de informações que a sociedade produz. A educação deve planejar e conduzir as mudanças, e a pesquisa é um dos instrumentos para fazê-lo.
REFLEXÃO + QUESTIONAMENTO + AÇÃO = TRANSFORMAÇÃO.
A pesquisa e a docência são atividades dialógicas e dialéticas. Ideias devem criar novas ideias, de forma cíclica e progressiva.
Planejar é antecipar ações!
Não há melhor dia para iniciar as postagens do que uma sexta-feira 13. O post de hoje é sobre a aula de Planejamento Educacional. Em sala conversamos sobre o conceito de planejamento e como o mesmo se faz necessário em todos os momentos de nossas vidas.
Planejar é Antecipar Ações!
Planejar é Antecipar Ações!
O aporte teórico utilizado por nós foi a entrevista de Celso Vasconcellos, referência no tema Planejamento Educacional. Sugiro a leitura, disponível no link http://revistaescola.abril.com.br/formacao/planejar-objetivos-427809.shtml
O vídeo acima mostra a importância de antecipar ações, definir objetivos e escolher caminhos. Afinal de contas, "pra quem não sabe onde deseja chegar, qualquer caminho serve"
Assinar:
Postagens (Atom)